Spaghetti alla Puttanesca é um prato italiano de origem incerta… Reza a lenda que o prato foi cozinhado por uma prostituta com os ingredientes mais marcantes que tinha na altura, pois acreditava que seria um prato afrodisíaco para os marinheiros que lá passavam.
É sem dúvida um prato de sabores fortes, dado pelo sabor das anchovas. A receita original leva alcaparras mas não coloquei por não ser apreciadora das mesmas. No entanto a receita está muito próxima da original!
Ingredientes:
- 400 g de esparguete
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres de sopa de azeite
- 4 tomates em cubos ou 300 g de tomate em pedaços de lata
- 40 g de filetes de anchova, sem o óleo
- 100 g de azeitonas pretas ás rodelas
- queijo parmesão ralado
- manjericão fresco picado
Preparação:
- Num tacho coloque o esparguete a cozer em água a ferver com sal.
- Enquanto a massa coze, leve a aquecer numa frigideira, azeite e alho. Quando alourar, acrescente os filetes de anchova, o tomate, as azeitonas, o manjericão e deixe cozinhar em lume baixo.
- Verifique o sal e corrija, se necessário. Normalmente não precisa, pois as anchovas já são salgadas o suficiente.
- Escorra o esparguete e coloque dentro da frigideira com o molho.
- Salpique com queijo parmesão, mexa delicadamente e emprate colocando folhas de manjericão a gosto.
Sugestão: Pode-se colocar filetes de anchovas inteiros no final da preparação, potencializando assim seu sabor, a depender do gosto de cada um.
Sugestão de vinho:
O tomate em abundância pede um vinho com alguma presença mas o sabor mais relevante nesta combinação é o ligeiro salgado das anchovas. Alguma acidez liga bem com este perfil e acidez é coisa que não falta em qualquer arinto de bucelas novo. O Quinta da Murta é uma boa escolha para beber já “com a Puttanesca” ou deixar esquecido no fundo da garrafeira já que são (os Arintos de Bucelas) vinhos brancos com um perfil de envelhecimento fantástico.