Os meus avós são da região das tradicionais migas de couve. Na versão original é usado feijão frade é certo. Mas depois existem mil e uma variações… com batata, sem batata, com feijão frade, sem feijão frade, com feijão manteiga, sem feijão manteiga, com arroz, sem arroz, bem… podia continuar por aqui ad eternum.
Esta é a versão que a minha mãe faz e que mais apreciamos. Com feijão manteiga, sequinhas e salteadas num fio (generoso) de azeite e alho. Tentei quantificar os ingredientes mas este é mesmo um prato que se faz a olho, por isso não é necessário qualquer rigor nestas medidas. As migas de couve são um acompanhamento delicioso quer para pratos de carne, quer para pratos de peixe. Por cá, adoramos com entrecosto grelhado e com sardinhas ou carapaus grelhados. Sugiro sempre que façam primeiro as migas e depois voltem a aquecer quando tiverem a carne ou o peixe prontos porque desse modo ficam mais saborosas. Desta feita acompanharam umas belíssimas costoletas de novilho grelhadas. E sim, até a princesa cá de casa gosta de migas de couve!
Ingredientes:
- 300 gr couve galega migada (ripada)
- 100 gr broa de milho
- 350 gr feijão manteiga
- azeite q.b.
- 4 dentes alho
- flor de sal
Preparação:
- Cozer a couve.
- Partir a broa e reservar.
- Numa frigideira colocar o azeite e os dentes de alho picados, juntar a couve cozida escorrida, a broa e o feijão manteiga cozido e saltear.
Bon appétit!