Quando estou sem grandes ideias e tenho vontade de fazer qualquer coisa rápida mas agradável ao palato e à vista, preparar um magret é uma das minha soluções predilectas.
Esta redução em particular é uma daquelas receitas que saiu da minha cabeça e que faço sempre a olho. Todavia, para partilhar esta receita, tentei quantificar esta preparação. A particularidade dela e que a faz merecer destaque no Be&Me é a utilização deste Licor de Amora, à venda no Espaço Açores. Experimentem, porque além de ser super fácil e rápida, é perfeita para uma refeição diferente. Assim como assim, também é mais um motivo para terem sempre em casa este licor delicioso (Carolina, eu sei que o de Maracujá é que é, mas já sabes que eu não resisto a este)!
Ingredientes:
- 2 magrets
- Pimenta preta
- Flor de sal
- 1 noz de manteiga
- 1 dl Cardhu
- 2 dl Licor de Amora
- 1 colher de sopa de mel
- 150 gr frutos vermelhos
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Preparação:
- Fazer cortes superficiais (na diagonal) na pele do magret e temperar com pimenta preta e flor de sal.
- Alourar numa frigideira sem gordura (começar pela parte da pele) e ir retirando a gordura derretida, durante cerca 4 minutos de cada lado.
- Embrulhar numa folha de alumínio e reservar.
- Redução de frutos vermelhos: na mesma frigideira colocar uma colher da gordura derretida do magret, uma noz de margarina e 1 dl de Cardhu – reduzir. Adicionar uma colher de mel, o licor de amora, o vinagre e os frutos vermelhos e deixar reduzir.
- Empratar e servir com puré de batata caseiro.
Bon appétit!
Sugestão de vinho:
Porque também é bom experimentar algumas combinações “só porque sim” – sem qualquer tentativa de combinação perfeita – calhou acompanhar este prato com um dos nossos tintos do Douro favoritos: Quinta do Pôpa VV.
Escusado será dizer que a elegância aveludada das vinhas velhas do Pôpa ligou lindamente com o pato e a cobertura de frutos vermelhos. Um vinho fantástico, concerteza a repetir em futuras receitas.