Nunca pensei que numa estreia fosse ficar tão, mas tão satisfeita comigo própria…
Há uns tempos num programa do Jamie Oliver, descobrimos esta loja e, durante a nossa visita a Londres, ao dar literalmente de caras com ela e com o aroma que saltava para a rua, tivemos mesmo de trazer uns pózinhos mágicos! Se é verdade que a modéstia não é virtude que me assista, também é verdade que no que toca à cozinha consigo ser muito imparcial e classificar friamente aquilo que preparei. Desta feita, não há como negar, a minha primeira abordagem à cozinha tailandesa resultou numa refeição simplesmente fenomenal! Para os apreciadores de aromas fortes e frescos, para os resistentes à malagueta mais picante, para os adoradores de comida oriental… não há como resistir a este curry!
Ingredientes:
- 2 peitos frango
- 300 ml leite de coco
- 1 molho de coentros
- 4 hastes de cebolinho
- raspa de 1 lima
- 4 chalotas pequenas
- 4 dentes de alho
- 3 cm gengibre fresco
- 1 colher de chá de coentros moídos
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de açafrão
- óleo de amendoim q.b.
- flor de sal q.b.
- alho em pó q.b.
- 1 malagueta
- 1 colher de sopa de molho de peixe
- 3 colheres de chá de preparado em pó de green curry
- 3 colheres sopa coco ralado (para o arroz thai)
Preparação:
- Cortar os peitos de frango em cubos pequenos.
- Fritar o frango com um fio de óleo, flor de sal e alho em pó.
- Reservar o frango.
- Esturgir as chalotas, o alho, a malagueta e o gengibre finamente picados num fio de óleo e molho de peixe.
- Juntar o preparado em pó e as restantes especiarias, o leite de côco, a raspa da lima e o cebolinho picado e deixar apurar.
- Adicionar o frango.
- Servir com coentros frescos picados e arroz thai de côco (preparar arroz thai simples e a meio da cozedura adicionar o côco ralado).
Bon appétit!
Sugestão de vinho:
Juntamos “Londres”, “Comida tailandesa” e “vinhos” e obtemos… André Ribeirinho.
O André Ribeirinho é um dos fundadores da primeira rede social de vinhos, Adegga.com, que reúne entusiastas de todo o mundo, online e em eventos para consumidores. É embaixador “não-oficial” do Vinho do Porto em todos os locais do mundo para onde viaja regularmente e é um dos mentores da comunidade #winelover.
Londres está no seu roteiro habitual de viagens e a comida tailandesa é a sua maior perdição à mesa. Não fazia sentido ir pedir sugestões de vinho a mais ninguém.
“O que me apaixona na cozinha Thai é a riqueza de sabores, completamente opostos, que estão normalmente presentes num mesmo prato Thai. O doce, o amargo, o salgado e simultaneamente o (muito ou pouco) picante são parte activa de um bom caril Tailandês.
“