Esta receita é do mais simples que há… Salmão é um dos meus peixes preferidos, e por isso lá em casa há sempre umas postas prontas a a serem descongeladas e cozinhadas.
Para aqueles dias que não há tempo a perder a fazer a refeição, esta é uma boa solução pois garanto-vos que em 15 minutos têm tudo a postos para começarem a comer!
Ingredientes:
- lombo de salmão fresco
- sal
- pimenta
- azeite
- alho
- coentros
- tagliatelle verde
Preparação:
- Num grelhador, coloque o lombo de salmão temperado até ficar cozinhado e dourado.
- Entretanto faça a marinada com os coentros picados, alhos e azeite. Reserve
- Coloque por cima do lombo de salmão a marinada anterior e sirva com tagliatelle verde.
Sugestão de vinho:
Voltamos mais uma vez a recorrer a “especialistas no pairing” e de novo com o Jorge Nunes, também conhecido por Jójójoli.
O Jorge continua a escrever textos deliciosos no seu blog mas expandiu recentemente o seu leque de publicações através da colaboração regular com o magazine online Papel, onde semanalmente traz ao “público não especialista” sugestões e histórias do mundo do vinho. Gostam da sugestão dele? Queremos o vosso feedback!
“O Salmão grelhado leva-nos de imediato a pensar na ligação com os Riesling, de preferência secos e sem madeira. Neste caso, com o complemento da coentrada, também poderíamos ir para algo mais fresco, como um Alvarinho por exemplo, que certamente daria boa conta de si. Mas para fugir um pouco ao óbvio, o vinho que sugiro para combinar com este prato é o Ninfa Sauvignon Blanc 2012, da Sociedade Agrícola João Barbosa. Um vinho muito fresco, que expressa bem a casta, com notas de ervas frescas e ligeiro tropical, tudo amparado por um corpo leve e uma acidez bem presente. Um vinho jovem, para beber descontraidamente e que irá casar lindamente com os travos gordos do salmão e a frescura dos coentros. Espero que gostem. À vossa!”